A dança foi uma das primeiras formas de expressão da humanidade e a primeira forma de expressão religiosa. Mulheres eram responsáveis pela dança sagrada que promovia a conexão com o divino.
Dançar não é só movimentar o corpo como também nutrir a relação mente e corpo para que tenhamos cada vez mais consciência de quem somos e assim reconhecer nossas particularidades.
Hoje, a dança pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor, social e criativo não só das crianças como também dos adultos. É uma modalidade completa por trabalhar as habilidades de concentrar e movimentar ao mesmo tempo, trazendo benefícios como consciência corporal, equilíbrio, postura, disciplina, fortalecimento muscular entre outros.
Além disso, podemos encontrar vários estudos e artigos afirmando que a prática da dança pode auxiliar na prevenção de doenças como Alzheimer e depressão pois além do trabalho neuro motor, o dançar é um grande aliado na expressão de sentimentos e emoções como também uma fonte de prazer vital.
- Jazz infanto-juvenil (dos 7 aos 14 anos)
O jazz é uma modalidade que faz sucesso entre as crianças dessa idade por ser mais agitado e por poder utilizar músicas atuais, o que chama atenção e estimula a participação nas aulas. Alguns dos benefícios dessa técnica para crianças são o trabalho de postura, fortalecimento muscular, flexibilidade e a interação das crianças entre elas que traz os valores do trabalho coletivo como por exemplo a cooperação.
- Balé Adulto Iniciante (a partir dos 18 anos)
Por muito tempo tivemos a crença de que só poderia começar a fazer balé quando crianças. Entretanto, está cada vez mais comum iniciar os estudos no balé após a idade adulta. Aqui, o balé não tem como objetivo formar bailarinas profissionais, mas sim realizar o sonho de mulheres que não tiveram oportunidade de fazer balé, e se colocar como uma opção de atividade física-mental. Podemos listar alguns benefícios como trabalho postural, cardiorrespiratório, muscular e auxilia no controle da ansiedade visto que há um trabalho de respiração consciente.
- Dança Funcional (a partir dos 18 anos)
Essa combinação entre dança e exercícios funcionais vem ganhando o coração das adeptas. Nessa modalidade os próprios exercícios técnicos da dança irão auxiliar no fortalecimento muscular, ganho de massa e perca de peso. Essa aula é dividida em três partes: 1) Aquecimento + Cardio; 2) Trabalho muscular específico para os grupos musculares; 3) Alongamento + Relaxamento. Ou seja, a dinâmica é uma característica forte dessa proposta. Outro ponto positivo é a mistura de técnicas e ritmos, pois aqui não tem só balé ou jazz, temos passos básicos de forró, funk, samba e tudo que podemos trazer para experimentar e enriquecer a vivência.
- Dança para Gestantes (a partir do 2º trimestre)
A atividade física é essencial em todos os momentos da nossa vida e na gestação não é diferente. Aqui apresento uma opção diferente do Pilates e da Hidroginástica que é a Dança para gestantes. O objetivo é utilizar principalmente exercícios técnicos do balé clássico para fortalecer a musculatura das gestantes o que proporciona uma boa postura, evita e/ ou ameniza dores na região lombar, ativa e fortalece a musculatura do assoalho pélvico, o que pode auxiliar para um parto natural. Além do trabalho técnico, o intuito desse projeto também é auxiliar na construção da autoestima da mulher gestante visto que seu corpo está em constante transformação e proporcionar um momento de conexão mãe-bebê.